quinta-feira, 12 de maio de 2011

Enduro da Integração - Patú-RN

Amigos, está chegando a hora... e "O Bicho Vai Pegar"!!! Nesse próximo domingo acontece mais uma etapa do nosso calendário estadual de Enduro de Regularidade, será realizado na cidade de Patú-RN dia 15 de maio com a largada da primeira moto as 9 horas, portanto pesquisei na internet algumas dicas e mais informações que os pilotos não devem esquecer para esses dias que antecedem a prova.

  • Equipamento de Proteção
O equipamento de proteção é imprescindível para nosso esporte, pois um simples tombo pode se tornar uma
calamidade se não estiver protegido. Capacete, bota, luva e óculos são equipamentos que você não deve nem subir na moto se não tiver. Joelheira, cotoveleira, calça e camisa são equipamentos que podem até ser usados (se estiverem em bom estado), mas também são imprescindíveis. Protetor de manete e outros equipamentos desegurança devem, sempre que possível, ser colocado em você ou em sua moto. Lembre-se: se levar um tombo com as devidas proteções, você lembrará do tombo nas próximas horas, se você não estiver protegido, você estará lembrando (e sentido) nos próximos meses.
  • Hidratação
A Hidratação é o maior vilão do cansaço. A recuperação de um trecho de pegação é muito melhor com alguém que esteja bem hidratado. (é lógico que a parte física é fundamental).
DICAS: A cor da sua urina identifica a necessidade de mais liquido. Uma pessoa hidratada está sempre com a urina transparente. Nunca com cor. A bebida Alcoólica desidrata muito, perceba que você urina mais do que bebe, portanto se pretende beber? Beba muita água junto com a bebida de preferência uma quantidade maior que a de álcool. Faça uso do Camel-Back, quando você sente sede, já é sinal de desidratação, utilize de goles pequenos e constantes antes que a sede venha.

  • Alongamento
Procure um profissional da área de Educação Física e aprenda uma serie de alongamentos para evitar torções e lesões típicas de Esforço repetitivo. Uma preparação física perfeita é fundamental.

  • Concentração
Se estiver participando de uma prova, evite brincadeiras e dispersão. A maioria dos erros são infantis e bobos, ocasionados por desatenção. Esqueça da sua “vida” fora da prova, assim ficará mais dentro da prova.

  • Preventiva da Moto
Sua moto é o carro chefe da sua prova, portanto, o equipamento funcionando bem, é meio caminho andado para um resultado satisfatório. Freios, pedais, manetes, marcha, carburador, parafusos apertados, corrente conferida e calibragem dos pneus são de suma importância para terminar a prova bem. Ajude seu mecânico! Confira seus equipamentos! A CULPA DE A MOTO ESTRAGAR É SUA! VOCÊ NÃO CONFERIU!
DICAS: A calibragem dos pneus depende do tipo de terreno, previsão do tempo, desgaste dos pneus e outros fatores que influenciam na pilotagem. Mas uma dica importante e sobre a câmara de ar: Geralmente a câmara de ar roda dentro do pneu e arrebenta o pito (mesmo com o trava câmara), para evitar este contratempo, esvazie os dois pneus e rode (empurrando a moto) por alguns metros (fazendo o pneu rodar umas 4 vezes) e volte a calibrar o pneu. Assim a câmara de ar voltará a se posicionar bem dentro do pneu. 

  • Pochete de ferramentas.
Tenha sempre a sua pochete com ferramentas especificas para a sua moto, não esqueçam de arame, parafusos sobressalentes, alicate, chave de fenda. Importantíssimo uma chave de vela ideal para sua moto, e não custa nada levar uma vela NOVA! Mesmo que sua moto seja 4 tempos, não estão descartado passar por rios e lamaçal que irão inutilizar sua vela. NÃO CONFIE QUE OUTRA PESSOA VÁ LEVAR O EQUIPAMENTO PARA VOCÊ, e se por ventura utilizar o material dos outros, seja humilde e correto para repor o mesmo na primeira oportunidade. Lembre-se: ele comprou para uso próprio e não para ser socorro na trilha, portanto se ficar regulando equipamento, ele está mais do que certo.

  • Preparação
Não deixe para ultima hora a preparação do equipamento, as horas que antecedem a prova, servem para relaxar, brincar e entrar no espírito da prova. Assim, marque planilhas, prenda no road-book, programe seu equipamento (caso tenha) se for depender de representante do equipamento, não espere para última hora. O cara que está fazendo a carga do trecho pode ter uma caganeira e quem fica na merda é você.

Boa prova para todos e até lá!!!

Fonte: Gustavo Starling Loureiro Alves

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