quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Rally Rota do Sol tem lançamento hoje em Mossoró e largada amanhã

Roteiro pronto, trajeto conferido e competidores ansiosos para partir. De hoje, quinta-feira, quando acontece o “briefing”, até sábado (13 a 15/1) as principais duplas de rally de regularidade do Nordeste estarão reunidas na edição 2011 do Rally Rota do Sol, que entra para o terceiro ano consecutivo e já é considerado um dos mais completos e técnicos do país. Serão ao todo 565 quilômetros com estradões, algumas poças e muitas dunas. Em cada um dos dois dias de competição, as duplas correm duas etapas. O objetivo é equilibrar os resultados e manter a disputa acirrada até o final. A cobertura on-line da prova será feita pelo blog oficial, no endereço www.rallyrotasol.com.br


A terceira edição do Rota do Sol começa já em ritmo acelerado durante a primeira etapa amanhã. "Queremos ver quem vai conseguir se manter alerta o máximo de tempo possível. São muitas referências de navegação", explica o diretor de prova Rogério Almeida. As duplas vão precisar estar em fina sintonia. Enquanto os pilotos dosam a aceleração, os navegadores terão que quebrar a cabeça para encarar cerca de 100 páginas de referências por dia. O objetivo é que cada planilha seja completada em um período entre 7 e 8 horas.

Uma das novidades este ano é a redução dos deslocamentos e aumento da área "navegável" da prova. A ideia foi dos próprios competidores. Essa é uma das principais características do Rally Rota do Sol, segundo os organizadores Eliatan Machado e Rufino Neto: "O Rota do Sol, não só pelo fato de acontecer em um período de férias, procura atender às reivindicações dos seus participantes. Isso porque nossa organização é na verdade uma parceria entre todos os que correm a prova desde a primeira edição". 

A concentração para a largada do primeiro dia está marcada para as 8h no hotel Garbos, em Mossoró, local de partida com destino a Fortaleza, passando antes em Beberibe. De lá, os competidores das categorias Graduados e Turismo enfrentam 300 quilômetros em duas etapas. Metade desse percurso tem referências de navegação, valendo pontos. A outra metade é de deslocamento. Já no segundo dia, serão 256 quilômetros, sendo 130 de regularidade. Já para as duplas da Turismo Light - passeio planilhado - boa parte das referências foram cortadas, simplificando a navegação. Nesse caso, o foco é na diversão, permitindo às duplas menos experientes aproveitarem as paisagens e o roteiro.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário