quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Artigos - 10 dicas e cuidados com o filtro de ar

Dez dicas e cuidados que você deve ter com o Filtro de Ar 

Talvez por se tratar de um componente que fica “escondido” na moto, muitos pilotos o esquecem. Mas é um dos componentes vitais para a saúde, durabilidade e até desempenho do motor. Mesmo sendo uma das peças mais baratas da moto, a economia pela não troca ou limpeza dele pode acabar custando caro. Estamos falando do filtro de ar.
 
 
Confira as 10 dicas…

1) Filtro de ar sofre desgaste?

Sim.  Um filtro não se desgasta por filtrar o ar, mas a limpeza com solventes torna a espuma quebradiça, perdendo sua integridade.

2) Qual o melhor produto para limpeza de um filtro?
Querosene provavelmente seja o mais indicado.  É o menos volátil e não é tão severo sobre a espuma.  Obviamente, produtos feitos especificamente para limpar o filtro são tão bons ou até melhores quanto o uso de querosene.

3) Qual é o pior produto para limpeza do filtro?
Gasolina.  A gasolina destrói a estrutura da espuma do filtro, dilatando os canais da espuma, dilatando seus poros por onde passa o ar. Conseqüentemente, não irá purificar corretamente, deixando passar partículas maiores de sujeira. Evite também solventes.  Eles têm desengordurantes que dissolvem a cola da base do filtro.

4) Qual é a vida útil de um filtro de ar?
Um filtro de ar poderia durar eternamente se você nunca limpá-lo, mas o seu motor provavelmente terá uma vida muito mais curta.  Se bem feito e utilizando produtos adequados, um filtro dura em média 50 limpezas.  O mais importante é verificar o estado do filtro após a limpeza, procurando por furos na sua estrutura e se a sua base está descolada. Nesse caso, troque o filtro.

5) O que não se pode fazer em um filtro?
Torce-lo para secagem. O filtro deve ser espremido com as mãos para retirar o excesso do produto utilizado na limpeza. Após isso, deve ser deixado para secar à sombra.  Se for usar um jato de ar para secá-lo, não aplique muita pressão e mantenha a pistola de ar a uma boa distância do filtro.

6) A  sujeira é o pior inimigo de um filtro?
Não. A água é o pior inimigo.  A sujeira fica grudada no óleo que é aplicado ao filtro. A água pode saturar o óleo, dispersá-lo e permitir que a sujeira passe através do filtro.

7) Deve-se lubrificar a base do filtro?
Se o seu filtro tem uma base fina (a área superficial feita a partir de espumas compactadas), é importante untar a superfície que entra em contato com a caixa do filtro. Para isso, utilize graxa.  Os filtros que possuem espuma espessa sobre a sua base não precisam ser lubrificados.

8) Como saber se um filtro está sujo?
Às vezes você pode não saber, olhando para um filtro, se ele precisa de limpeza.  As duas coisas mais importantes para procurar são:
a – Superfície de cobertura.  Se o filtro de ar tem sujeira cobrindo o mesmo, ele precisa ser limpo;
b – Sujeira na sua profundidade.  Mesmo um filtro que aparenta estar limpo por fora pode ter pequenas partículas de sujeira entranhadas em seus poros.
Mas a melhor regra ainda é: Andou com a moto, limpe o filtro antes de andar de novo.

9) É necessário usar algum óleo especial?
Sim.  É possível utilizar o óleo 2 tempos, mas não é tão bom quanto os óleos específicos para filtro de ar.  O óleo 2 tempos (ou até o óleo do motor/câmbio) é muito fino e vai passar através do filtro e fazer duas coisas:
a – Ira correr pelo filtro e se depositar no fundo da caixa do filtro de ar e assim o filtro estará seco e não reterá as partículas de sujeira;
b – Devido à sua viscosidade, o óleo 2 tempos será sugado para o motor.  É possível notar que o motor apresenta sintoma de excesso de combustível nos primeiros instantes que se liga ele.  Isto porque o piloto acabou de aplicar óleo ao seu filtro e este óleo está entrando no seu motor.
Os óleos para filtro são especialmente formulados por produtos químicos que ajudam a dispersa-lo uniformemente e, em seguida, evaporar.

10) Quando se deve aplicar o óleo sobre o filtro?
É melhor para o seu filtro se aplicar o óleo um dia antes de utilizar a moto.  Dessa forma, o óleo se dispersa uniformemente sobre a espuma.  O correto seria, após a limpeza e secagem do filtro, aplicar o óleo e colocar o filtro dentro de um saco plástico até sua utilização.  Um filtro de ar pré-preparado pode durar meses se bem embalado em um saco plástico
 
Seguindo essas dicas, seu filtro de ar irá durar mais tempo e seu motor também, além de melhorar em desempenho e economia de combustível.
 
Escrito por Alessandro Roberto Fuchs
Fonte: http://mxparts.com.br/blog

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