sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Dicas de Saúde - Prof. Alexandre Dantas


Você já deve ter ouvido falar dos famosos atletas de fim de semana. Pode até ser que o termo não lhe seja familiar, mas provavelmente deve conhecer alguém assim, que sai para fazer alguma atividade física (Trilha por exemplo) apenas nas suas folgas, muitas vezes uma vez por semana, e acaba exagerando na dose em muitos momentos.

Sair para uma trilha/enduro ou realizar qualquer outra atividade física, de forma esporádica é algo bem arriscado, já que pode agredir o corpo diretamente, pelo motivo de ele ainda não possui uma forte resistência física. “Não é recomendado correr uma vez por semana, pois o corpo não vai ter nenhum benefício com a prática, apenas vai ter uma maior probabilidade de sofrer com lesões”.


Os principais problemas recorrentes da prática esporádica são as possíveis contusões, que tendem a acometer a musculatura, os tendões, as articulações e o menisco. Porém, elas costumam ter mais aparições em pessoas que fazem esses exercícios em alta intensidade, o que, para os atletas de um dia só, é uma forma potencializadora de lesões.

“Muitas vezes o problema não é correr uma vez por semana, mas sim a forma com que ela é realizada. Descontar os dias perdidos em um único, só faz aumentar os riscos de lesões, pois não irá melhorar em nada o desempenho e nem a estética do “atleta”.

Ai você pergunta, treinar só uma vez por semana ou não treinar? A resposta eu trago no próximo tópico. Um abraço a todos e boas trilhas.

Alexandre Dantas

HIDROFIT ACADEMIA



Um comentário:

  1. Muito interessante o post, não sabia que para motocross também era preciso ter estes cuidados...

    Posso deixar uma sugestão de postagem pra vocês? Uma análise ou tutorial sobre equipamentos para motocross. Dificilmente tenho achado uma legal na internet...

    Eu sou iniciante e tenho comprado a maioria dos acessórios para motocross pelo site da Kanui (http://www.kanui.com.br/compre-por-esporte/motocross/), mas esbarro em muitas dúvidas em relação a capacete, botas, coletes..não sei qual o melhor nssas seções!

    Agradeceria se rolasse um tutorial bem completo pra gente acompanhar!

    Valeu e parabéns pelo ótimo site!!!

    ResponderExcluir